sexta-feira, 14 de agosto de 2015

EXPOGRAVURAS 2015 no MAJ




 Fotos: Arquivo MAJ

Composta de 26 obras que integram o acervo do MAJ, a exposição apresenta um recorte a partir das diversas possibilidades em que a técnica da gravura pode ser apresentada. Em destaque, o público poderá apreciar obras de renomados artistas visuais nacionais como Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Arcângelo Ianeli, Renina Katz, Emanoel Araújo, Aldemir Martins. E artistas visuais joinvilenses como Juarez Machado, Antonio Mir e Albertina Ferraz Tuma, entre outros.

Segundo a Enciclopédia Itaú Cultural, “Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litogravura, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.”


O MAJ possui um acervo significativo que conta com aproximadamente 200 obras na técnica da gravura com suporte no papel, ressaltando ainda a doação recebida em 2011 de 25 serigrafias referentes a exposição ECO ART “120 Pintores das Américas Celebram a Ecologia” realizada no Rio de Janeiro em 1992, pelo Banco Bozano, Simonsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário