quinta-feira, 26 de março de 2015

Giovanna Fiamoncini - 44ª Coletiva de Artistas de Joinville




"Giovanna Fiamoncini apresenta nessa mostra uma série de trabalhos em que pessoas, do convívio da artista, ou representadas por fotografias antigas de família, são associadas a máscaras que sugerem algo de surreal – o trabalho discute memória e sonho, afetividade e estranhamento, entre outras coisas." - trecho do texto da curadora Simone Landal.

A artista apresenta uma série de fotografias e um vídeo projetado em TV todos em preto e branco, com o tema “Criação de seres mitológicos que cortam o tempo / espaço e se firmam como imagem


Giovanna Fiamoncini (1984). Natural de Joinville/SC, é formada Design com Habilitação em Programação Visual pela Universidade da Região de Joinville – Univille (2005) e Pós-Graduação em Gestão e Inovação (FCJ, 2007)

Entre 2000-2001 cursou diversas oficinas na casa das Artes Espaço Cultural Latino Americano, com Linda Poll e Fúlvio Colin, período em que iniciou sua trajetória artística. Participou da Tertúlia de Outono, evento programado por um grupo de artistas locais, que se apropriavam das áreas interna e externa do Museu de Arte de Joinville (2001). 

Com a renovação da Coletiva de Artistas de Joinville, em 2001, que passou a ser realizada com curadoria externa e em novo espaço (Cidadela Cultural Antarctica),foi selecionada  também em 2002, 2003, 2013. Integrou o Grupo Ímpar como performers juntamente com Gabriela Fiamoncini e Luiz Gonzaga Guedes, atuando em vários espaços públicos.

E-mail da artista

terça-feira, 24 de março de 2015

Franzoi - 44ª Coletiva de Artistas de Joinville




"Ciclos de vida, seus fluxos e estancamentos permeiam os trabalhos de Franzoi, que se apresentam em temporalidades distintas nessa mostra, como objeto e performance." aponta a curadora da 44ª Coletiva de Artistas - Simone Landal.

O artista realizou a performance “Entre nós 1” que lida com questões do comportamento contemporâneo entre os seres humanos. E um objeto com o título “Entre o céu e a terra” que reivindica a noção de ciclo, da passagem inexorável de tudo que estende na temporalidade com as questões tão delicadas quanto perturbadoras para o entendimento de aspectos fundamentais da existência.

Franzoi (1969). Natural de Taió/SC. Artista Visual, Arte-Educador, Ator, Cenógrafo, Curador, Diretor Teatral, Performático.  É graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade da Região de Joinville - Univille (1991) e pós-graduado em Prática Social da Arte: Educação e Sociedade, pela ECA/USP - Univille (1993). 

Participou de vários cursos, congressos, seminários e exposições individuais e coletivas, além de realizar diversas performances e exercer atividades de curadoria. Como artista, atuou em várias edições da Coletiva de Artistas de Joinville, Tertúlias e Salões, com destaque para sua seleção no Projeto Novos Rumos e Rumos Visuais, do Itaú Cultural – São Paulo/SP (1999-2000); Salão de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke – Jaraguá do Sul/SC (2002); 1º e 2º Mapeamento de Artistas Contemporâneos de SC – Florianópolis/SC (2000/2001- 2003), 14º Salão das Bahia – Salvador/BA (2007/2008), entre outros. Como curador, destaque para sua atuação no Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais - mapeamento da região sul (2011/2013), além de outras inúmeras exposições de diversos artistas, não só em Joinville, mas também no estado e fora dele. 

Em 2014, realizou a individual (Im)pressões de Nós no MAJ.


E-mail do artista: 
franzoi.carlos@gmail.com

segunda-feira, 23 de março de 2015

Fabio Salun - 44ª Coletiva de Artistas



Para a curadora Simone Landal "A passagem do tempo também é uma discussão presente nos vídeos de Fabio Salun, lembrando que experiências cotidianas, geralmente tão aceleradas, podem afetar até o tempo de fruição da arte."

O artista apresenta na 44ª Coletiva de Artistas de Joinville dois vídeos, intitulados "Sangue di Dio" e "Matando o Tempo".

Fábio Salun (1982). Natural de São Paulo/SP. Especialização em História da Arte e Graduação em Artes Visuais, ambos pela Universidade da Região de Joinville/SC – UNIVILLE. 

Artista autônomo, pesquisador, foi bolsista de extensão do Banco de Imagens do projeto Institucional Arte na Escola (2005-2008). Possui cursos em várias áreas, como fotografia, instalação, vídeo arte, Direção de Arte em Cinema de Curtas Metragens, realizados em São Paulo/SP e Joinville/SC. 

Participou de diversas exposições: Fronteiras Perdidas: Limites Dissolvidos entre o Abstrato e o Figurativo (2014); 41ª Coletiva de Artistas de Joinville (2011) – Museu de Arte de Joinville/SC; 9º Salão Elke Hering (2010) – Museu de Arte de Blumenau/SC; Abstrações: um reflexo plástico do comportamento humano frente ao mundo (2009) – Museu de Arte de Joinville /SC; entre outras.

fabio.salun@gmail.com
http://fabiosalun.wix.com/atelierfabiosalun

quarta-feira, 18 de março de 2015

Cyntia Werner - 44ª Coletiva de Artistas de Joinville



"Cyntia Werner explora os possíveis vestígios materiais de uma narrativa fictícia, que é evocada na imaginação de cada um - os meandros da linguagem parecem ser foco de seu trabalho", afirma Simone Landal - curadora da 44ª CAJ.

 Cyntia Werner (1979). Natural de Joinville/SC. Jornalista, formada pela PUC do Paraná e Artista Plástica, formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. 

Exposições recentes: 10º. Salão Elke Hering Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais, Blumenau (2012); 63º Salão de Abril, Fortaleza (2012); Memórias Mínimas Retrospectiva 40 Anos da Coletiva de Artistas de Joinville, Museu de Arte de Joinville (2012); 41º/40ª e 39ª Coletiva de Artistas de Joinville (2011 a 2009); 43º. Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (2011).

Na instalação “Xeque-mate”, a artista se apropria de um tabuleiro de xadrez com suas peças, uma mesa e duas cadeiras de madeira que criam um ambiente de um jogo de xadrez. Essa construção formal foi inspirada em uma famosa partida de xadrez denominada “A Imortal”. 

"Eu busco fazer este contraponto entre as regras do jogo e a desconstrução destas regras", afirma a artista.

http://cyntiawerner.tumblr.com/

terça-feira, 17 de março de 2015

Alberton - 44ª Coletiva de Artistas de Joinville



Conforme Simone Landal, curadora da 44ª Coletiva de Artistas de Joinville, "Já na entrada da mostra, temos uma obra do artista Alberton, que desenvolve outra etapa de um diálogo entre desenho, espaço urbano e arquitetura. No limite entre as linguagens, podemos refletir sobre parâmetros usualmente ligados ao desenho, como técnica e escala."

Alberton (1979). Natural de Joinville/SC. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE(2004) 

No Museu de Arte de Joinville teve participações recentes nas exposições “40ª Coletiva de Artistas de Joinville” – Simdec 2010 (vídeo); “Diários Desenhados” – individual em 2012 (desenhos e vídeo); “42ª Coletiva de Artistas de Jlle”–2012 (vídeo-arte), “Olhar Pulsante” – 2013 (Mural: 79x2m) e em 2014 realizou a individual “Momentos Divergentes”.

Com a obra apresentada nesta edição da Coletiva, o artista dá continuidade ao projeto 'Ciclos Vitais' iniciado quando era acadêmico de Artes Visuais.

E-mail do artista: a.alberton@gmail.com
http://www.sodeleve.com/