segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sérgio Niculitcheff no MAJ



Sérgio Niculitcheff, 1960, São Paulo, SP; vive e trabalha em São Paulo. Possui carreira artística consolidada através de várias exposições individuais realizadas desde a década de 80 em importantes museus e galerias de São Paulo, Paraná, Pará e também na Alemanha; além de participação em inúmeras mostras coletivas.

É doutor em Artes Visuais pela Unicamp na linha de pesquisa em Poéticas Visuais. Mestre em Artes Visuais pela Unesp. Possui Licenciatura com habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Participou do Atelier de gravura com o artista Evandro Carlos Jardim. Atua como docente no Instituto de Artes da Unicamp e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi docente no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, na Universidade do Grande ABC, na Associação de Cultura e Ensino – FAAM e na Universidade São Judas Tadeu, todos em São Paulo. Ministrou cursos livres no Museu de Arte Moderna de São Paulo entre 2000 e 2011.

Suas obras estão em acervos de diversas instituições de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Sobre a exposição

Para a exposição OBRA GRÁFICA, o artista apresentará 29 gravuras em pequenas dimensões realizadas quase na totalidade com a técnica de água forte e água tinta sobre papel, algumas poucas são na técnica de ponta seca e outras em maneira negra.

Segundo Niculitcheff “Minha trajetória e minha atividade profissional como artista visual contempla principalmente a linguagem pictórica, entretanto já faz seis anos que tenho me dedicado a explorar as possibilidades da gravura em metal. As gravuras de minha autoria enfocam em suas imagens aspectos figurativos do cotidiano e do imaginário. Formas aparentemente banais se mostram misteriosas e com um forte apelo empático.” Se destacam objetos como: caveiras, conchas, rochas e formas espirais. “Nas impressões foram privilegiadas o uso mais clássico da técnica na cor negra da tinta sobre o papel branco” destaca o artista.
O seu primeiro contato com a gravura foi na década de 80 com o artista, mestre e professor Evandro Carlos Jardim na Escola de Comunicação e Artes ECA-USP. E desde 2008 vem trabalhando sistematicamente as gravuras, sem urgência e sem preocupação em mostrá-las, dando a dedicação e o tempo que o processo exige.
Esta exposição no MAJ é uma oportunidade de apresentar o conjunto desta produção, ou parte dele mas que nunca foram expostas em sua totalidade.”
O artista estará em Joinville para um encontro e workshop, apresentando o seu trabalho e as técnicas da gravura em metal, em local e data a ser definida no mês de junho.


A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 19 de junho de 2016 (domingo).

Foto: Divulgação do artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário