segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Betinha Trevisan no MAJ


A Prefeitura Municipal, a Fundação Cultural e o Museu de Arte de Joinville, apresentam a exposição “Sobre árvores mortas e árvores secas” da artista visual e fotógrafa Betinha Trevisan, Alegrete/RS, 1960 que vive e trabalha em Florianópolis/SC, com abertura no dia 03 de março (quinta-feira) a partir das 19h.

Betinha Trevisan é artista visual em atividade desde o início dos anos 80, quando ingressou no Curso de Desenho e Plástica da Universidade Federal de Santa Maria /RS. Em 1985, muda-se para Florianópolis, onde desenvolve pesquisas e realiza trabalhos em diversas técnicas e segmentos das artes como pintura a óleo, desenho, gravura, aquarela, pintura em objetos, estamparia, ilustração, entre outros.

Realizou sua primeira mostra individual de pinturas em 1989, participou de salões e exposições coletivas, além de várias individuais pelo Brasil, EUA, França e Argentina. Atualmente sua pesquisa está voltada para a relação da pintura sobre fotografia.

Na série “Sobre árvores mortas e árvores secas” serão apresentadas imagens fotográficas impressas em pigmento mineral e que receberam intervenção em pintura, tornando-se cópias únicas. O trabalho nasceu da observação do contraste e da transformação da paisagem, onde a vegetação transborda vida e morte. O conceito se funda na possibilidade de criar a potência da vida, e burlar a morte.

Segundo a artista, na paisagem a distinção entre árvores mortas e secas não é simples, pois confundem-se ao cumprirem papéis semelhantes, embora passageiros. Mas são, sobretudo contrastes, traços marcantes, desenhos tão inseridos quanto destoantes nos horizontes. Não passam despercebidas, gritam em pleno espetáculo dos ciclos da natureza.

Foto: Divulgação da artista

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Exposições 2016 - Material para professores




O Setor de Arte-Educação organizou material de apresentação 
das exposições que serão realizadas em 2016 
direcionado especialmente aos professores.
O arquivo está disponível para download no link abaixo: