terça-feira, 29 de março de 2016

Exposição COSMOS de CARLOS WLADIMIRSKY


A Prefeitura Municipal, a Fundação Cultural e o Museu de Arte de Joinville, apresentam a exposição individual COSMOS do artista visual Carlos Wladimirsky de Porto Alegre/RS, com abertura no dia 31 de março (quinta-feira) a partir das 19h.
Carlos Wladimirsky nasceu em Porto Alegre/RS, vive e trabalha na mesma cidade. Foi integrante do “Espaço NO” de 1979 a 1982, o grupo foi pioneiro e de relevante importância para as artes visuais e a contemporaneidade gaúcha. Dedicou-se inicialmente ao teatro, ao cinema experimental e às performances e, nos anos 80, ao desenho e à pintura.

Em 1990 fez viagem de residência artística a Portugal e entrou em contato com a pintura de Maria Helena Vieira da Silva e com a joalheria de René Lalique, iniciando trabalhos com joias em prata, e pedras brutas semipreciosas.

Wladimirsky iniciou em 2002, sua pesquisa com cerâmica, produzindo pratos, bowls e máscaras esmaltadas que têm as suas configurações enraizadas em suas investigações do desenho.

Em sua extensa trajetória realizou diversas exposições entre as quais Desenhos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 1981; Artistas Gaúchos Contemporâneos, Pinacoteca do Estado de São Paulo-SP, 1981; Panorama da Arte Atual Brasileira, MAM/SP, 1984; Projeto Macunaíma, FUNARTE/RJ, 1985; Velha Mania – o Desenho Brasileiro, EAV- Parque Lage/RJ, 1985;Trienal de Desenho de Nüremberg - Alemanha, 1985; Desenho Contemporâneo Brasileiro, INAP/Funarte/RJ, 1988. Em 2009 é lançado livro sobre sua obra organizado por Mário Röhnelt.

Em aproximadamente 40 anos de produção artística, expôs em quase todos os estados nacionais com premiações, assim como no exterior.

A exposição COSMOS é constituída de quinze desenhos de pequenas dimensões aproximadas de 28 x 38 cm, em técnica mista sobre papel de algodão. Os desenhos produzidos em 2015, são o resultado de dezenas de diluições de pigmentos e gestos gráficos, com o uso de técnicas do desenho com aquarela, giz pastel seco e guache, gerando uma veladura.

Esta superposição de aguadas criam imagens que nos remetem a um mundo sideral e cósmico com formas abstratas em contínua transformação.

Serão apresentados também ao público, quatro vídeos que abordam os processos de criação do artista, seu ateliê e a performance COSMOS, Parada 547; realizada na Fundação Vera Chaves Barcellos em 2014. A performance tem roteiro e direção de Carlos Wladimirsky e atuação dos performers Rogério Nazari, Cristina Rosa e Carlos Wladimirsky.

A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 1º de maio de 2016 (domingo).

Foto: Divulgação do artista

quinta-feira, 24 de março de 2016

Horário de funcionamento - feriado de Páscoa 2016

Conforme a Portaria 048/2016 da Fundação Cultural de Joinville, fica definido o horário de visitação no feriado de Páscoa:

Sexta-feira (dia 25/03) - Fechado

Sábado e domingo (dias 26 e 27/03) - Atendimento para visitação das 10 às 16 horas.

segunda-feira, 7 de março de 2016

45ª Coletiva de Artistas de Joinville - Abertura e Ciclo de Debates

Nesta quinta-feira (10), às 20 h, abre a 45ª Coletiva de Artistas de Joinville, nos Espaços Anexos 1 e 2 do Museu de Arte de Joinville, na Cidadela Cultural Antarctica. 
O evento, que segue com ciclos de debates até o próximo sábado (12), irá apresentar obras de 10 artistas locais. A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 29 de maio de 2016 (domingo).

Na sexta-feira (11) iniciará um Ciclo de Debates com os artistas visuais e seus debatedores convidados, como professores e pesquisadores; e o curador desta edição. Este primeiro debate será das 19 às 22h, no Auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). No sábado (12) ocorre o segundo e último debate, das 9 às 12h e das 14 às 18h, no mesmo local.

Completando 45 anos de trajetória ininterrupta, a tradicional Coletiva de Artistas de Joinville integra a semana comemorativa de aniversário dos 165 anos da Prefeitura Municipal de Joinville.

Em dezembro de 2015, foram selecionados os artistas Cyntia Werner, Franzoi, Giovanna Fiamoncini, Jan M. O., Juliano Jahn, Márcia Camargo, TiroTTi, Ricardo Ledoux, Rogério Negrão e Sérgio Adriano H.

A 45ª Coletiva de Artistas de Joinville foi contemplada pelo Edital de Apoio à Cultura do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural e Prefeitura de Joinville. Cada artista selecionado recebeu o valor de R$6.000,00 para a execução de seu projeto.

Foram realizados três encontros de trabalho em finais de semana com os artistas visuais participantes e ouvintes com o curador Josué Mattos no atelier da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), no Complexo da Cidadela Cultural.

Sobre os artistas

Cyntia Werner (1979), natural de Joinville/SC. Mestranda em Artes visuais pela Udesc; jornalista, formada pela PUC do Paraná e Artista Plástica, formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Exposições: 10º. Salão Elke Hering Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais, Blumenau (2012).

Franzoi (1969), natural de Taió/SC. Artista Visual, Arte-Educador, Ator, Cenógrafo, Curador, Diretor Teatral, Performático. É graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade da Região de Joinville - Univille (1991) e pós-graduado em Prática Social da Arte: Educação e Sociedade, pela ECA/USP - Univille (1993). Como artista, atuou em várias edições da Coletiva de Artistas de Joinville, Tertúlias e Salões, com destaque para sua seleção no Projeto Novos Rumos e Rumos Visuais, do Itaú Cultural – São Paulo/SP (1999-2000).

Giovanna Fiamoncini (1984), natural de Joinville/SC, é formada Design com Habilitação em Programação Visual pela Universidade da Região de Joinville – Univille (2005) e Pós-Graduação em Gestão e Inovação (FCJ, 2007). Integrou o Grupo Ímpar como performer.Tem participação em algumas edições da Coletiva de Artistas de Joinville.

Jan M. O. (1986), natural do Rio de janeiro. Bacharel em design gráfico com habilitação em programação visual e artista visual. Exposições Individuais: Interlúdios Para Piscar de Olhos, MUnA - Museu Universitário de Artes/Universidade Federal de Uberlândia/MG; Interlúdios Para Piscar de Olhos, Museu Casa Fritz Alt, Joinville/SC; Interlúdios Para Piscar de Olhos, Galeria Antônio Sibasolly, Anápolis/GO.

Juliano Jahn (1978), natural de Jaraguá do Sul / SC. Cursou História da Arte , Desenho e Pintura na Escola de Artes Fritz Alt - Casa da Cultura em Joinville e desde 1999 atua como artista. Participou do Projeto Espaços Visuais - Rede SESC de Galerias - 2014 em Chapecó/SC, 2013 em Jaraguá do Sul e São Bento do Sul/SC; 21° Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (Prêmio Menção Honrosa) em Atibaia/SP em 2012; 12º Salão de Artes de Itajaí em 2010.

Márcia Camargo (1959), natural de São Paulo/SP. Radicada em Joinville/SC. Trabalha e pesquisa, diversos suportes, materiais e texturas. Utiliza várias linguagens, instalação, fotografia, vídeo arte, intervenções urbanas e performance. Faz parte do Grupo “doisx2”. Tem formação em Artes Visuais pela Univille e participação em várias exposições coletivas nos últimos anos.

Rogério Ferreira Negrão (1962), natural de Tejubá/SP, é formado em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em gestão de Design. Reside em Joinville desde 1989. Vem realizando experimentações em fotografia, escultura, vídeo e música eletrônica; produção, criação e edição de peças audiovisuais desde 2003.

Ricardo Ledoux (1980), natural de Joinville/SC. Graduado em Artes Visuais pela UNIVILLE. Participou de quatro edições do Projeto Pretexto Sesc de Artes Visuais,  Panorama Sesc de Artes Visuais “Rota Imaginária”, em 2010. Participa em 2010 do Salão Nacional de Itajaí e tem duas participações na Coletiva de Artistas de Joinville.

Sérgio Adriano Dias Luiz (1975), natural de Joinville/SC. Artista visual de múltiplas linguagens, fotógrafo, integrante do Grupo P.S. Graduado em Artes Visuais pela UNIVILLE. Cursa Mestrado em Filosofia da Arte e Semiótica na Faculdade São Bento - São Paulo/SP. Premiado no 9° Salão Nacional Elke Hering, 2012. Já realizou cerca de 70 exposições, destaque para várias participações na Coletiva de Artistas de Joinville. Selecionado com o Grupo P.S. para o Programa Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2011-2013.

TiroTTi (1957) , natural de São Paulo, vive e trabalha em Joinville, produzindo em Artes Visuais desde 1996. Atua na arte contemporânea com maior participação na produção de videoarte e na exposição de videoinstalações.

Sobre o curador
Josué Mattos é historiador da arte e curador. Graduou-se em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre, onde obteve o título de Master 1 e 2 em História da Arte Contemporânea. Em 2009, concluiu seu segundo mestrado, em Práticas Curatoriais e Gestão da Criação Contemporânea, na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
É editor da Revista Binômios e curador do projeto 3C – Centro de Criação Contemporânea.