ACERVO





O acervo do MAJ é formado por obras de arte nas tradicionais categorias de pintura, escultura, desenho e gravura, além de expressões contemporâneas, como objetos e instalações, tendo como critérios o valor artístico e o valor histórico das obras. O acervo atual está em consonância com a constituição da cultura artística catarinense, tanto no sentido da tradição como pela acolhida às tendências experimentais contemporâneas. Como em outros museus, o acervo começou a ser formado pelos artistas da região, estendendo-se à esfera nacional, seja por meio de doações, aquisições ou premiações em salões e editais de incentivo à cultural local, estadual e nacional.

As políticas de organização, conservação e acesso às obras do acervo do Museu de Arte de Joinville têm suas ações voltadas para recolher, abrigar, documentar, estudar, preservar, expor e divulgar obras de arte, com o objetivo de facilitar o acesso à informação.

Em 2010 recebe doação da série A Ninfa e o Palácio do artista Fernando Lindote, por meio do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça MinC/Funarte 2009, e em 2011 a doação de 25 serigrafias referentes a exposição ECO ART 1992, pela Cia Bozano.


Composto atualmente por aproximadamente 1000 obras de diferentes estilos, técnicas e épocas, o acervo do MAJ representa um importante legado da arte local, estadual e mesmo nacional, com obras de Amandos Sell, Antonio Mir, Astrid Lindroth, Carlos Scliar, Charles Narloch, Chromiec, Décio Soncini, Eli Heil, Elke Hering, Elvo Benito Damo, Estanislau Traple, Fernando Lindote, Flávio de Carvalho, Guido Heuer, Hamilton Machado, Jair Mendes, Linda Suzana Poll, Luiz Carlos Brugnera, Luiz Henrique Schwanke, Jayro Schmidt, Juarez Machado, Lygia Clark, Maria Bonomi, Mário Avancini, Marta Berger, Meyer Filho, Môa, Poty Lazzarotto, Regina Silveira, Renina Katz, Ricardo Kolb, Rodrigo de Haro, Rubem Grilo, Rubens Gerchmann, Rubens Oestroen, Silvio Pléticos, Siron Franco entre outros.


Em breve será disponibilizada lista de obras para consulta virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário