COLETIVA DE ARTISTAS DE JLLE

Criada em 1971, para incentivar e divulgar a produção dos artistas locais, a Coletiva de Artistas de Joinville ocorre anualmente há 45 anos. Por diversas vezes, a mostra chegou a itinerar por Santa Catarina e em outros estados do Brasil. Por sua continuidade e importância, é um dos mais tradicionais eventos de artes visuais em Santa Catarina.


Ao longo dos anos, esse importante evento catarinense foi apresentado em diversos formatos, propostos por curadores e críticos de renome no cenário artístico nacional e internacional. 

Pelos relevantes serviços prestados à cultura do Estado de Santa Catarina, a Coletiva de Artistas de Joinville recebeu em 2006 a Medalha do Mérito Cultural “Cruz e Souza”.

Conteúdo em fase de complementação.

45ª Coletiva de Artistas de Joinville



Sobre os artistas participantes da 45ª edição


Cyntia Werner (1979), natural de Joinville/SC. Mestranda em Artes visuais pela Udesc; jornalista, formada pela PUC do Paraná e Artista Plástica, formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Exposições: 10º. Salão Elke Hering Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais, Blumenau (2012).

Franzoi (1969), natural de Taió/SC. Artista Visual, Arte-Educador, Ator, Cenógrafo, Curador, Diretor Teatral, Performático. É graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade da Região de Joinville - Univille (1991) e pós-graduado em Prática Social da Arte: Educação e Sociedade, pela ECA/USP - Univille (1993). Como artista, atuou em várias edições da Coletiva de Artistas de Joinville, Tertúlias e Salões, com destaque para sua seleção no Projeto Novos Rumos e Rumos Visuais, do Itaú Cultural – São Paulo/SP (1999-2000).

Giovanna Fiamoncini (1984), natural de Joinville/SC, é formada Design com Habilitação em Programação Visual pela Universidade da Região de Joinville – Univille (2005) e Pós-Graduação em Gestão e Inovação (FCJ, 2007). Integrou o Grupo Ímpar como performer.Tem participação em algumas edições da Coletiva de Artistas de Joinville.

Jan M. O. (1986), natural do Rio de janeiro. Bacharel em design gráfico com habilitação em programação visual e artista visual. Exposições Individuais: Interlúdios Para Piscar de Olhos, MUnA - Museu Universitário de Artes/Universidade Federal de Uberlândia/MG; Interlúdios Para Piscar de Olhos, Museu Casa Fritz Alt, Joinville/SC; Interlúdios Para Piscar de Olhos, Galeria Antônio Sibasolly, Anápolis/GO além de participação em coletivas.

Juliano Jahn (1978), natural de Jaraguá do Sul / SC. Cursou História da Arte , Desenho e Pintura na Escola de Artes Fritz Alt - Casa da Cultura em Joinville e desde 1999 atua como artista. Participou do Projeto Espaços Visuais - Rede SESC de Galerias - 2014 em Chapecó/SC, 2013 em Jaraguá do Sul e São Bento do Sul/SC; 21° Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (Prêmio Menção Honrosa) em Atibaia/SP em 2012; 12º Salão de Artes de Itajaí em 2010.

Márcia Camargo (1959), natural de São Paulo/SP. Radicada em Joinville/SC. Trabalha e pesquisa, diversos suportes, materiais e texturas. Utiliza várias linguagens, instalação, fotografia, vídeo arte, intervenções urbanas e performance. Faz parte do Grupo “doisx2”. É acadêmica no curso de Artes Visuais na Univille e tem participação em várias exposições coletivas nos últimos anos.

Rogério Ferreira Negrão (1962), natural de Tejubá/SP, é formado em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em gestão de Design. Reside em Joinville desde 1989. Vem realizando experimentações em fotografia, escultura, vídeo e música eletrônica; produção, criação e edição de peças audiovisuais desde 2003.

Ricardo Ledoux (1980), natural de Joinville/SC. Graduado em Artes Visuais pela UNIVILLE. Participou de quatro edições do Projeto Pretexto Sesc de Artes Visuais, Panorama Sesc de Artes Visuais “Rota Imaginária”, em 2010. Participa em 2010 do Salão Nacional de Itajaí e tem duas participações na Coletiva de Artistas de Joinville.

Sérgio Adriano Dias Luiz (1975), natural de Joinville/SC. Artista visual de múltiplas linguagens, fotógrafo, integrante do Grupo P.S. Graduado em Artes Visuais pela UNIVILLE. Cursa Mestrado em Filosofia da Arte e Semiótica na Faculdade São Bento - São Paulo/SP. Premiado no 9° Salão Nacional Elke Hering, 2012. Já realizou cerca de 70 exposições, destaque para várias participações na Coletiva de Artistas de Joinville. Selecionado com o Grupo P.S. para o Programa Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2011-2013.

TiroTTi (1957), natural de São Paulo, vive e trabalha em Joinville, produzindo em Artes Visuais desde 1996. Atua na arte contemporânea com maior participação na produção de videoarte e na exposição de videoinstalações.






Imagens: Arquivo do MAJ



Sobre o curador da 45ª edição.

Josué Mattos é historiador da arte e curador. Graduou-se em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre, onde obteve o título de Master 1 e 2 em História da Arte Contemporânea. Em 2009, concluiu seu segundo mestrado, em Práticas Curatoriais e Gestão da Criação Contemporânea, na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É editor da Revista Binômios e curador do projeto 3C – Centro de Criação Contemporânea. A convite do Sesc-SP, concebeu e assumiu a curadoria geral da primeira edição de Frestas – Trienal de Artes, em Sorocaba, São Paulo (2013-2015). Colaborou com centros e instituições culturais, no Brasil e no exterior.


Atua como pesquisador e curador independente, tendo realizado diversas exposições em todo o Brasil e no exterior com destaque para Como o tempo passa quando a gente se diverte, Casa Triângulo, em São Paulo, 2011; Boîte Invaliden, Invaliden Gallery, em Berlim, 2011 e Eu fui o que tu és e tu serás o que eu sou, Paço das Artes em São Paulo, 2012.
Em 2012 foi o curador da 42ª Coletiva de Artistas de Joinville realizada no Espaço Anexo 1 da Cidadela Cultural MAJ.


Espaços Anexos 1 e 2 – Cidadela Cultural MAJ
Rua XV de novembro, 1383, América

Horário de visitação - Terça a Domingo, das 10 às 16 horas. Fica fechado na segunda-feira, de acordo com norma internacional, para limpeza e manutenção.

Visitas monitoradas para grupos devem ser agendadas pelos fones: (47) 3433-4677 / 3433-4754.
Entrada Gratuita / Classificação Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário