HISTÓRICO DA CASA SEDE

O Museu de Arte de Joinville – MAJ foi instalado no ano de 1976 na casa de Ottokar Doerffel, imigrante saxão de grande influência cultural e política na cidade de Joinville desde o início do processo de colonização, em 1850. As lajotas da varanda atravessaram o oceano e diz-se o mesmo de boa parte dos tijolos, das aberturas e das madeiras. De certeza, o calcário utilizado no reboco de paredes, que chegam a um metro de espessura, foi extraído de conchas locais, provavelmente dos sambaquis.

O estilo colonial foi importado das construções erguidas nos arredores de Hamburgo. Colunas trabalhadas em cerâmica se abrem em arcos na imponente varanda, que toma toda a fachada e se prolonga feito uma sacada no ponto central, com a janela do sótão acima e o óculo do porão marcando a parte inferior do prédio. O teto do porão é todo em abóbadas de tijolos e acompanha o arco da porta de entrada, e uma interessante camada de barro separa esse teto do piso superior.

Ottokar Doerffel fundou o primeiro jornal local, o “Kolonie-Zeitung”, dirigiu a Companhia Colonizadora de Hamburgo, que administrava a colônia; ajudou a implantar a Câmara Municipal e foi prefeito entre 1874 e 1876. Faleceu no final de 1906, e sua casa foi então comprada por Affonso Lepper, que a ampliou com mais dois cômodos para os fundos.

A casa construída há 150 anos, segue padrões arquitetônicos da região de Hamburgo, na Alemanha; foi tombada como Patrimônio Histórico de Santa Catarina no ano de 2002. Possui também uma área aberta de aproximadamente 13.500 m2, composta de jardim com lago.

Casa de Ottokar Dörffel - Joinville/SC
Patrimônio Histórico de Santa Catarina

Protegida pela lei de tombamento estadual e homologada através do Decreto nº 3.461, de 23 de novembro de 2001.






 

Imagens: Arquivo MAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário