INSTITUCIONAL


Foto: Casa Sede do MAJ. Jackson Zanco - Secom / PMJ

O Museu de Arte de Joinville, órgão subordinado à Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Joinville, foi criado através da Lei Municipal nº 1.271, de 15/05/1973, que estabeleceu a condição de unidade orçamentária à instituição e transferiu para o mesmo o acervo já existente no antigo Departamento de Educação e Cultural (hoje Fundação Cultural de Joinville). A partir de então, passou-se a reunir obras de artistas da cidade, do Estado e do País, através de doações e aquisições.

O Museu de Arte de Joinville - MAJ foi inaugurado no ano de 1976 e instalado na casa de Ottokar Doerffel, imigrante saxão de grande influência política e cultural na cidade de Joinville. Na década de 70, a Prefeitura Municipal de Joinville adquiriu a casa, período no qual a classe artística da cidade reivindicava um espaço adequado para realizar exposições e manifestações artísticos-culturais, culminando na criação desta importante instituição.



Foto: Vista parcial da exposição Ontem Hoje - set/205. Arquivo MAJ

O MAJ tem por finalidade recolher, abrigar, estudar, tombar, conservar, pesquisar e expor obras de arte em geral e em especial joinvilenses e catarinenses; além de desenvolver programas de comunicação museológica e educacional que vêm sendo cumprido ao longo dos anos com importantes exposições de seu acervo e de artistas joinvilenses, catarinenses, nacionais e internacionais em mostras individuais e coletivas.

Faz parte do MAJ ainda, a Biblioteca Harry Laus, especializada em arte, que mantém um acervo de aproximadamente 2.000 volumes de livros, catálogos, periódicos, além de material audiovisual sobre artes plásticas em geral. Este setor mantém documentação sobre artistas com obras no acervo (nacionais e internacionais).

 Foto: Fachado do Anexo 1. Arquivo MAJ

       Foto: Vista parcial da exposição Paisagem - abr / 2014 no Anexo 2. 
Arquivo MAJ

A partir de 2001, o MAJ agregou os Anexos 1 e 2, na Cidadela Cultural, como seus espaços expositivos, onde também são realizadas exposições selecionadas pelo Conselho Consultivo, por meio do Edital de Exposições Temporárias, aberto anualmente a artistas e curadores do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário